CBI® e Jogos Olímpicos juntos no crescimento do Basquete 3x3

28, Setembro 2022
CBI® e Jogos Olímpicos juntos no crescimento do Basquete 3x3

O Basquete 3x3 surgiu no final dos anos 80 nas ruas de diversos país do mundo, em especial nos Estados Unidos, onde o esporte se popularizou. Jogado de forma mais dinâmica e com música sendo tocada o tempo todo, o esporte ganhou muito espaço e em 2007 participou pela primeira de uma edição de Jogos Asiáticos.

A profissionalização, aliada à indicação do esporte para outros eventos importantes, e um grande sucesso na Ásia, fez com que o Comitê Olímpico Internacional inserisse o Basquete 3x3 em uma edição de Jogos Olímpicos: a de Tóquio 2020.

No Brasil, o esporte também começou a sair das ruas e “invadiu” os Clubes. A possibilidade de se jogar tanto em ambientes abertos como fechados, fez o 3x3 crescer também aqui no Brasil.

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC é parceiro da Confederação Brasileira de Basketball-CBB desde 2020, na organização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® de Basquete 3x3. O mais recente deles aconteceu no Praia Clube-MG e foi disputado nas categorias Sub 15, Sub 18 e Sub 23, todas no gênero Masculino.

No Sub 15, participaram 16 Clubes e o Instituto Vitaliza-Nosso Clube-PE ficou com o título. Já no Sub 18, a competição foi disputada por 17 equipes e os donos da casa, Praia Clube-MG foi o campeão. No Sub 23, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo Botafogo de Futebol e Regatas-RJ, em uma competição com 13 equipes.

Confira a classificação final completa do Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Basquete 3x3 – Sub 15, Sub 18 e Sub 23

No próximo mês de novembro, no Aeroclube do Rio Grande do Norte-RN, o esporte volta em ação com a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Basquete 3x3 – Sub 15, Sub 18 e Sub 23, só que desta vez no Feminino.