Basquetebol em amplo crescimento!

6, Outubro 2022
Basquetebol em amplo crescimento!

O basquetebol vem crescendo consideravelmente no Brasil, pois as entidades que administram o esporte vêm se mobilizando há alguns anos, fato que fez com que o CBC apostasse na união dessas entidades com o objetivo de proporcionar essa “reviravolta”. Exemplo disso é o sério e competente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Basketball – CBB, que por meio da parceria com o CBC já realizou mais de 70 competições nos últimos seis anos, da base até a categoria Sub 21. Somando esforços, a Liga Nacional de Basquete – LNB e a Liga de Basquete Feminino – LBF, ambas chanceladas pela CBB, vem cumprindo papel fundamental, alcançando assim todas as categorias do basquetebol no calendário de CBI®.

Especificamente no feminino, isso deve-se à ampla diversidade de competições realizadas atualmente, desde a base até as três etapas da categoria Sub 23, sendo a CBB o principal ator na promoção dessas competições, que posteriormente convergem para o alto rendimento, com a realização da Liga Adulta, competentemente organizada pela LBF.

No masculino, os resultados surpreendem. Atletas participantes dos CBI® de base organizados pela CBB, passando pela Liga de Desenvolvimento e chegando no NBB (pela LNB) já participam de “drafts” da Liga Profissional Norte-americana – NBA, resultado de um trabalhado continuado dessas entidades. Toda essa união e mobilização traz para o esporte resultados expressivos, já demonstrados atualmente. A hegemonia na América do Sul está em vias de consolidação. A manutenção desse trabalho, principalmente pela união da CBB, Ligas, CBC e Clubes, é essencial para que frutos ainda maiores sejam colhidos, garantindo a vaga para ambas as seleções nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Importante relembrar que essa é uma das principais metas do CBC para este Ciclo Olímpico!

Programação do NBB é confirmada e divulgada pela LNB, confira!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® - NBB, temporada 2022/2023, já tem sua programação confirmada. As datas foram divulgadas pela Liga Nacional de Basquete-LNB, o início dos jogos está confirmado para o dia 15 de outubro.

A competição, que demonstra a força e a união dos Clubes do país em prol do esporte, visivelmente demonstrada no trabalho de excelência realizado pela Liga Nacional de Basquete – LNB, contará com 17 equipes, de Clubes de 7 estados, mais o Distrito Federal, sendo eles: São Paulo (Corinthians, Bauru Basket, SESI Franca, São José Basketball, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro e São Paulo), Rio Grande do Sul (Luvix/União Corinthians e Caxias do Sul Basquete), Distrito Federal (Cerrado Basquete e BRB/Brasília), Minas Gerais (123 Minas), Rio de Janeiro (Flamengo), Ceará (Fortaleza Basquete Cearense), Paraná (Pato Basquete) e Paraíba (Basquete Unifacisa).

Confira o calendário oficial de eventos da Liga Nacional de Basquete-LNB na temporada 2022/2023:

11 de outubro – Lançamento da Temporada

15 de outubro – Jogo de abertura

21 a 28 de janeiro – Copa Super 8

15 a 19 de março – Jogo das Estrelas

10 de junho – Final do NBB (Jogo 5)

13 de junho – Festa de premiação

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete - LNB, com a chancela da CBB, em parceria Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e a NBA. “A união dos Clubes é uma marca registrada da Liga Nacional de Basquete desde a sua fundação, é fator fundamental para continuarmos atuando com eficiência no processo de evolução do basquete no Brasil. O objetivo final de todos é o fortalecimento da modalidade” afirmou o presidente da LNB, Delano Franco, em reunião do Conselho de Administração da entidade, que após dois anos de encontros virtuais, neste ano aconteceu presencialmente, e reforçou a união de todos pelo Basquetebol brasileiro.

Confira a matéria completa sobre o encontro no site da LNB.