Reunião com mais três Confederações confirmam novas parcerias para 2023

23, Setembro 2022
Reunião com mais três Confederações confirmam novas parcerias para 2023

Na água e nas quadras. O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, está confirmando a realização de novos Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® já a partir de 2023.

A “batida do martelo” aconteceu após reuniões com mais três Confederações. Na água teremos competições organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA e a Confederação Brasileira de Vela-CBVela e nas quadras, pela Confederação Brasileira de Tênis-CBT.

Durante as reuniões novamente o CBC objetivou pactuar o Plano de Trabalho da principal competição de cada esporte para o Ano III do Ciclo, além de alinhar as estratégias referentes às RD 001, 002 e 003 publicadas recentemente que versam sobre os critérios de participação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI.

Além disso, também foi apresentado que o CBC utilizará, como critério para o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, os resultados da principal competição de cada esporte, objetivo principal dos encontros.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, foi representada no encontro pelo seu Diretor Geral, Renato Cordani, que apresentou as principais competições da Natação e de Águas Abertas, e ainda comentou da importância do CBC na aplicação de recursos no Programa de Formação de Atletas. “Os Clubes fazem parte, indubitavelmente, da semente que faz o esporte existir e se desenvolver. E o CBC tem este papel fundamental na aplicação dos recursos do seu programa”.

Ainda dentro da água, mas agora dentro de barcos

O Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, abriu o encontro também explicando sobre as novas regras e afirmou que outro objetivo é ter a Vela em sua totalidade dentro do CBC. “Sabemos da importância da Vela no meio esportivo e nós queremos trazer para a integralização, todos os Clubes da Vela brasileira”.

Acostumado a mares nem sempre navegáveis, o presidente da Confederação Brasileira de Vela-CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, explicou que desde 2019 a Confederação viveu uma situação bem complexa, mas que “se orgulha de ter superado essas dificuldades”.

O presidente da CBVela confirmou que a principal competição em 2023 será a Copa do Brasil, que acontecerá em Ilha Bela/SP e será eliminatória para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Além disso, alertou para a importância dos Clubes que atuam com alto rendimento se integrarem ao CBC, uma vez que eles podem obter recursos para a compra de Materiais e Equipamentos Esportivos, através dos Editais 9. “O CBC já fez um milagre na Vela. Se não fosse o CBC, o esporte já teria parado. As compras feitas, principalmente de barcos, mudaram completamente nosso esporte para melhor. Por isso, os Clubes devem saber que estar no CBC vai só trazer coisas boas para eles (Clubes)”.

Tênis quer repetir o sucesso de 2022

Reunião confederações CBC
Em 2022, a Confederação Brasileira de Tênis-CBT, tem programado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, a realização de cinco etapas. Quatro já foram realizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e no Distrito Federal. A última etapa acontecerá em outubro na Bahia.

Os resultados alcançados pela CBT na organização da competição foram considerados sensacionais e por isso, fez com que CBT e CBC já comecem a se programar para 2023. A CBT agora vai criar estratégias para pactuar junto com o CBC o Plano de Trabalho para o próximo ano, mas já almeja algo melhor que 2022.

Uma das novidades que deve ocorrer será a realização de uma competição interclubes, estilo a Copa Davis da Federação Internacional de Tênis (ITF), onde Clubes jogarão duelos contra Clubes, avançando até a final da competição. A previsão é que esta competição aconteça no final de 2023.

De acordo com o presidente da CBT, Rafael Westrupp, tudo isso ainda está sendo definido pela equipe técnica da Confederação, mas ele aposta na continuidade da parceria com o CBC. “A parceria com o CBC é muito importante para a CBT, e com certeza estaremos juntos nas próximas temporadas”, finalizou.