Prestação de Contas do CBC aprovada por unanimidade pelo CNE

21, Setembro 2022
Prestação de Contas do CBC aprovada por unanimidade pelo CNE

Mais um resultado importante para o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC ! A prestação de contas de 2021, a exemplo dos anos anteriores, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) em reunião realizada hoje, presidida pelo Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento com a presença do Secretário Especial do Esporte - SEE, Marcelo Magalhães e demais integrantes do Conselho. A aprovação, de acordo com a Diretoria do Comitê, deve-se ao fato do CBC ter como principal preocupação o retorno transparente à sociedade sobre os investimentos que recebe regularmente por meio da Lei 13.756/2018 para execução do Programa de Formação de Atletas. Participou também da reunião o Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo.

Paulo Maciel, presidente do CBC, ressaltou o comprometimento e a seriedade da gestão, frente ao rigor com que a SEE analisa as prestações de contas. O presidente também reforçou a responsabilidade e a competência dos nossos profissionais, que nas sedes de Campinas e Brasília desenvolvem um trabalho com seriedade e excelência para que os recursos destinados ao programa sejam executados da melhor forma, contemplando as necessidades e expectativas dos Clubes formadores integrados, sem perder de vista a conformidade com a legislação vigente.

Por meio da Nota Técnica nº 39/2022 a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento – SNEAR, que integra a Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania,  analisou o Relatório de Aplicação de Recursos do CBC – 2021, e concluiu que “ (...) observa-se que foram devidamente demonstrados os programas e projetos desenvolvidos, os valores gastos e os critérios de escolha de cada benefício e sua respectiva prestação de contas, bem como verificados os critérios da transparência e da boa gestão dos recursos públicos recebidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC

A Nota Técnica, disponível na íntegra em nosso site, também destacou que o CBC cumpre os requisitos de publicidade de seus atos, visto que comprovada a publicação das demonstrações contábeis e financeiras do exercício de 2021, assim como dos editas e normativos no Diário Oficial da União e no site do CBC. Com base no Relatório, as contas do CBC foram submetidas e aprovadas pelo CNE, a quem compete, efetivamente, proceder com a apreciação e aprovação das Contas dos Comitês e demais entidades que recebem os recursos das loterias. 

De acordo com o histórico do CBC, mais uma vez obteve-se aprovação integral da Prestação de Contas anual, mantendo a tradição de não ter nenhuma despesa glosada por órgãos de fiscalização, como a Secretaria Especial de Esporte (SEE) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

É o CBC no caminho certo, sempre contribuindo com a formação esportiva do nosso país!