Recife/PE será a sede da edição 2022 do CBI® José Finkel de Natação

13, Setembro 2022
Recife/PE será a sede da edição 2022 do CBI® José Finkel de Natação

A disputa promete ser acirrada! Até sábado (17) acontece, na cidade do Recife/PE, a edição 2022 do Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Natação – Troféu José Finkel. A competição, uma das mais tradicionais do calendário nacional, é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC.

A edição deste ano contará com a participação de 389 atletas que estarão representando 72 Clubes. Os principais nomes da Natação brasileira já confirmaram presença no evento.

Outro grande atrativo é que o CBI® Troféu José Finkel de Natação será uma seletiva para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, que este ano acontece na cidade de Melbourne, na Austrália, em dezembro.

De acordo com Gustavo Otsuka, Gerente de Natação da CBDA, a competição será muito disputada e muitos recordes nacionais deverão ser quebrados. “Virão os principais atletas do Brasil. Com certeza será um grande evento, não só pela tradição, mas também pela importância de ser uma seletiva para o Mundial de Piscina Curta. Além disso, nossa expectativa é ver muitos atletas obtendo índices e muitos recordes brasileiros sendo derrubados”.

Troféu José Finkel

O Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Natação – Troféu José Finkel é uma competição disputada por equipes em provas individuais e de revezamento. Sua primeira edição ocorreu em 1972 na cidade de Curitiba/PR e teve o Botafogo de Futebol e Regatas-RJ como campeão. A edição do ano passado aconteceu na cidade de Bauru, interior de São Paulo e foi vencida pelo Minas Tênis Clube-MG, no entanto, o Clube mais vencedor de edições do José Finkel é o Esporte Clube Pinheiros-SP.

José Finkel nasceu em 1954 e foi um atleta curitibano que nadou pelo Centro Israelita. Em 1968, ajudou a equipe a sagrar-se vencedora da natação masculina nos 12º Jogos Abertos do Paraná. Em outubro de 1970, a pequena equipe de natação do Centro Israelita, de Curitiba/PR, viajou para uma competição no Grêmio Náutico União-RS e José Finkel, ainda com 17 anos, já era considerado o melhor "Peitista" do Centro Israelita. Em um dos treinos para as provas da competição, Finkel começou a se sentir mal. Quando a equipe voltou a capital paranaense, ele fez exames médicos e seu quadro clínico apontava câncer nos vasos linfáticos. O atleta faleceu em 1971.