CBC aperfeiçoa o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero

6, Setembro 2022
CBC aperfeiçoa o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero

Na recente atualização do Programa de Formação de Atletas do CBC, realizada no contexto da determinação do art. 23, do Decreto nº 11.010, 28 de março de 2022, previu-se que as Resoluções da Diretoria do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC passam a ser numeradas e sequenciadas, acrescidas do ano de edição, de modo a facilitar o acompanhamento das decisões pelos Clubes e pela sociedade em geral.

Neste sentido, foi editada a Resolução da Diretoria nº 001/2022, que fez aperfeiçoamento na metodologia de aferição dos resultados que compõem o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero.

Alinhada com os direcionadores estratégicos do CBC, a Resolução da Diretoria nº 001/2022 estabelece que o resultado da principal competição de cada esporte olímpico, considerando as especificidades de cada situação, indicada pela Confederação ou Liga Nacional correspondente e anuída pelo CBC, passa a ser o critério para a composição do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do CBC, que definirá as medalhas de ouro, prata e bronze que serão oficializadas no Quadro Geral de Medalhas – QGM do CBC, retratando a realidade concreta do esporte de rendimento no país.

Acesse aqui a Resolução da Diretoria.

Formar atletas de alta performance e ídolos é objetivo que reside na dimensão de resultados do Mapa Estratégico do CBC. Portanto, ao eleger a principal competição, ápice da performance esportiva e onde competem os principais atletas e ídolos de cada esporte olímpico, o CBC foca os holofotes na meritocracia esportiva, valorizando os Clubes que entregam os principais resultados esportivos para a sociedade.

Enfim, com um intenso e incessante trabalho em prol dos Clubes, fortalecendo todos os elos da formação esportiva, da base a alta performance, o CBC espera que, cada dia mais, tenhamos Clubes alcançando nível de qualidade para participarem das principais categorias dos esportes olímpicos apoiados pelo Programa de Formação de Atletas, aumentando as chances do país nos Jogos Olímpicos.

Fiquem atentos! O CBC discutirá e validará a metodologia do Ranking da principal competição com as Confederações e Ligas Nacionais de cada esporte olímpico apoiado no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC, o que será pauta do VIII Seminário de Formação Esportiva, a ser realizado entre os dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2022, no Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.