CBI® dentro das comemorações do Dia Mundial da Esgrima

7, Setembro 2022
CBI® dentro das comemorações do Dia Mundial da Esgrima

O Dia Mundial da Esgrima é comemorado sempre no segundo sábado de setembro (vide texto abaixo) e dentro das comemorações deste ano, a Confederação Brasileira de Esgrima-CBE, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, realizará o Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Esgrima – Cadete e Juvenil.

A competição, que será realizada no Club Athletico Paulistano-SP e reunirá mais de 170 atletas de 20 Clubes, fechará a primeira etapa do ciclo 2021-2024 relativo às categorias de base que abrangem atletas de 14 a 20 anos de idade.

De acordo com Eduardo Sales, Gerente de Esportes da CBE, a competição será mais uma oportunidade de observações e avaliações. “O CBI® vai oportunizar aos atletas o embate dos principais esgrimistas brasileiros da temporada, que medem força do título do ano, além de permitir aos atletas, treinadores, preparadores físicos, psicólogos e demais membros das equipes, a análise do que está sendo praticado e podendo mensurar em loco a performance. O evento também contará pontos no ranking que servirá para a CBE nas futuras convocações das equipes que representarão o Brasil nos campeonatos internacionais, com ênfase nos Campeonatos da Zona Pan-americana ou Campeonatos Mundiais”.

A Esgrima observa um crescimento do esporte no país e a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC ajuda no desenvolvimento do esporte nos Clubes. “A parceria com o CBC está fortalecendo o sistema do desporto nacional na Esgrima, pois possibilita um melhor desenvolvimento da modalidade nos Clubes, auxiliando na organização e divulgação de competições desportivas e na formação e detecção de novos talentos vislumbrando um novo futuro para o esporte”, finalizou Eduardo.

Dia Mundial da Esgrima
dia mundial da esgrima

 

 

 

 

 

 


O Dia Mundial da Esgrima (World Fencing Day) é comemorado sempre no segundo sábado de setembro e este ano será no próximo dia 10. A data foi criada para celebrar a “Nação Global da Esgrima”, valorizando a todos que compõem a essência do esporte, não importando o papel que desenvolve. Assim, cada indivíduo ou grupo que se doa à Esgrima é valorizado, tornando-se um embaixador do esporte.

Em todos os anos é eleito um tema para o Dia Mundial da Esgrima, e o deste ano é “Esgrima é para a Vida” (Fencing Is For Life).