1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física

1, Setembro 2022
1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física

Hoje, 1º de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física, que possui grande importância na vida das pessoas, desde os primeiros anos de escola até o esporte de formação e alto rendimento, chegando na terceira idade. Atualmente, de acordo com dados do Conselho Federal de Educação Física, se estima que são mais de 160 mil profissionais de atuando de forma registrada em todo o país.

A data para a escolha do Dia do Profissional de Educação Física se deu por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os Conselhos Federal e Estaduais de Educação Física.

Entre as principais funções do Educador Físico está trabalhar com as habilidades cognitivas das crianças, o equilíbrio, a disciplina e a concentração. Mas isso vai mais além, pois este profissional também trabalha com jovens, adultos e até a terceira idade. É entre os jovens que acontece o direcionamento para a prática esportiva e a inclusão no meio social.

Posteriormente, na fase adulta pode acontecer o acompanhamento de atletas amadores ou profissionais de alto rendimento, que buscam o melhor desempenho e com a ajuda do Educador Físico, o trabalho se torna mais eficiente. Chegando na “melhor idade” a presença do profissional visa uma melhor qualidade de vida e a prevenção de lesões e doenças, contribuindo para o aumento da longevidade.

Assim, hoje o Profissional de Educação Física atua em escolas, academias e Clubes e muito mais do que só ser o “professor”, muitas vezes ele se torna aquele amigo que te ajuda a promover o MENS SANA IN CORPORE SANO.

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC parabeniza você, Profissional de Educação Física neste dia tão especial, e tem a certeza que o ESPORTE NACIONAL não seria o mesmo sem a sua presença!