CBC e CBV confirmam parceria para o Ano III do Ciclo Olímpico

12, Agosto 2022
CBC e CBV confirmam parceria para o Ano III do Ciclo Olímpico

Representantes da Confederação Brasileira de Voleibol-CBV estiveram em Campinas/SP para uma reunião de trabalho com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC. O objetivo principal do encontro foi discutir as estratégias para a construção dos próximos planos de trabalho de Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® para 2023/2024, Ano III do Ciclo Olímpico, destacadamente a assinatura do Plano de Trabalho para as Superligas Masculina e Feminina de Voleibol, já confirmadas pelas duas instituições. A publicação do documento será feita nos próximos dias. O início acontecerá no dia 20 de outubro de 2022 e o término, com a realização das partidas finais, está previsto para 15 de março do ano que vem. Serão 24 Clubes (12 masculino e 12 feminino) que estarão disputando o lugar mais alto do pódio. Além disso, foram abordados assuntos relevantes e novas estratégias para os CBI® - Circuito Nacional de Vôlei de Praia, competição que envolve as principais duplas do país com destaque para Duda e Ana Patricia, atletas recentemente “adotadas” pelo do Praia Clube, de Uberlândia/MG, e que trilham um sucesso lado a lado com o sucesso do Clube.

Radamés Lattari, Vice-presidente; Marcelo Hargreaves, Diretor da Superliga e de Novos Negócios; e Guilherme Marques, Superintendente do Vôlei de Praia estiveram representando a Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, enquanto que o Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo; a Superintendente Executiva da Unidade Campinas-SP, Gianna Lepre; o Gerente de Esportes e Relações Institucionais, Ricardo Avellar; o Gerente de Esportes e Comunicação, Emerson Appel; e Flavia Passarelli Lopes, da área de Planejamento e Governança, foram os representantes do CBC.

Outro foco da reunião foi a discussão do Programa de Formação de Atletas do CBC com relação ao planejamento das ações junto aos Clubes formadores, visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e já preparando para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® também foram assuntos do encontro, momento em que foi apresentada à CBV a estratégia para o Ano III do ciclo. Da mesma forma que a CBV, as demais Confederações e Ligas Nacionais irão indicar a principal competição de cada esporte a ser pactuada com o CBC. Para isso já estão sendo agendadas diversas reuniões com representantes das Confederações e Ligas Nacionais para que até o final de setembro todos os Planos de Trabalho dessas competições possam estar publicados. Essas competições estarão alinhadas com as políticas públicas de investimento ao esporte, a exemplo da indicação dos CBI® para o Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Outra prioridade do programa será os Clubes Top 10 que figuram nos Rankings das Confederações e Ligas Nacionais, a cada ano.

Em um segundo momento, após firmados todos os Planos de Trabalho com as competições principais, novas reuniões com essas instituições serão agendadas, a partir de janeiro de 2023, visando discutir e oficializar as parcerias para as demais competições do calendário de 01 de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.