Calendário de CBI reúne esportes para todos os gostos! Mais 4 entidades parceiras acabam de assinar seus Planos de Trabalho

23, Maio 2022
Calendário de CBI reúne esportes para todos os gostos! Mais 4 entidades parceiras acabam de assinar seus Planos de Trabalho

O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC acaba de fechar os Planos de Trabalho com mais 4 entidades parceiras: a Liga Nacional de Basquetebol – LNB, a Confederação Brasileira de Vela – CBVela e a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, para a realização do Calendário 2022/2023 de Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, que vai de 01 de maio de 2022 até 30 de abril de 2023. Basquetebol, Voleibol, Vôlei de Praia e Vela, juntos com outros 34 esportes vão promover competições para todos os gostos, que vão das quadras ao mar.

 

Nas quadras:

Basquetebol - LNB

Criada em dezembro de 2008, a Liga Nacional de Basquete – LNB, com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball – CBB, realiza em parceria com o CBC, a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) e o NBB (Novo Basquete Brasil).

O NBB, principal campeonato adulto nacional, ainda não teve seu Plano de Trabalho concluído, para o Calendário 2022/2023, pois ainda está finalizando as competições 2021/2022, as quais os jogos finais começam neste sábado, dia 28 de maio.

Já a LDB, um dos principais campeonatos de base do basquetebol brasileiro, já concluiu através da LNB seu Plano de Trabalho e para o Calendário 2022/2023, prevê a competição na categoria Sub 22 Masculino, que vai acontecer de julho a outubro de 2022, nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, dividida em 7 fases, sendo 6 classificatórias e a grande final. 

Voleibol

O Voleibol começou a ganhar força no Brasil, somente em 1923. Nesse ano foi organizado o primeiro campeonato no Rio de Janeiro-RJ. O Fluminense Football Club – RJ foi o primeiro Clube brasileiro profissional de Voleibol. Atualmente o esporte é bastante difundido no Brasil, sendo desenvolvido por Clubes como o Minas Tênis Clube – MG, Associação Social e Esportiva Sada – MG, Praia Clube-MG, Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Elase Clube Social e Desportivo-SC, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, entre outros.

No Plano de Trabalho assinado estão previstos os Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® Sub 16, Sub 17, Sub 19 e Sub 21, nos gêneros Masculino e Feminino, que vão acontecer de norte a sul do país, entre os meses de julho de 2022 a abril de 2023.     

Na areia:

Vôlei de Praia

O Vôlei de Praia no Brasil passou a ser praticado na década de 1930, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro-RJ. Nas décadas seguintes, o esporte ganhou muitos adeptos, e acumulou na sua história nomes de grandes atletas, como Adriana Behar, que jogou pelo Clube de Regatas Vasco da Gama – RJ e acumulou grandes conquistas: duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos, um ouro em Panamericano e duas edições do Mundial (1999 e 2001). Emanuel Rego, que começou a sua carreira no Voleibol de quadra do Clube Curitibano – PR, é o maior campeão da história do Circuito Mundial com dez títulos e três medalhas olímpicas, uma de bronze, uma de prata e a tão sonhada medalha de ouro.

Para o Calendário 2022/2023 do Vôlei de Praia estão previstos os CBI Sub 17, Sub 19, Sub 21 e Adulto, em ambos os gêneros Masculino e Feminino, que vão acontecer em diversas cidades do país, sendo o primeiro no mês de agosto de 2022, na cidade de Natal/RN, e a última competição na cidade de Saquarema/RJ, em janeiro de 2023.

No mar:

Vela

A Vela desembarcou no Brasil, no fim do século 19, trazida por descendentes de europeus. Em 1906, foi fundado o Iate Clube Brasileiro, primeiro Clube dedicado ao esporte, no Rio de Janeiro. A primeira prova nacional foi disputada em 1935 e recebeu o nome de Troféu Marcílio Dias.

Os CBI de Vela conforme Plano de Trabalho assinado, vão acontecer nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E vão de outubro de 2022 a janeiro de 2023.

Para acompanhar de perto quando e quais os locais onde vão acontecer os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, acesse o Calendário de Competições no site do CBC e fique por dentro de tudo.       

Fique atento!

Para seu Clube não ficar de fora dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® nestas novas parcerias, os Clubes integrados interessados em desenvolver o Voleibol, Vôlei de Praia e Vela tem até o dia 31 de maio para manifestar interesse nas competições. Já para o Basquetebol – LDB, o prazo é um pouco mais curto e termina no dia 27 de maio. Não deixe para a última hora!