CBC "Rumo a Tóquio": Esporte Clube Pinheiros e Grêmio Náutico União são os clubes responsáveis pela delegação brasileira de Esgrima nos Jogos Olímpicos de Tóquio

16, Junho 2021
Esporte Clube Pinheiros e Grêmio Náutico União são os clubes responsáveis pela delegação brasileira de Esgrima nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A esgrima brasileira já tem seus representantes para os Jogos Olímpicos de Tóquio: Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União e Nathalie Moellhausen, atleta do Esporte Clube Pinheiros disputarão a tão sonhada medalha olímpica inédita da modalidade. No sexto episódio da série de reportagens CBC "Rumo a Tóquio", destacamos as convocações da Esgrima e entrevista exclusiva com o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Ricardo Machado.

A esgrima, reconhecida como um dos esportes mais tradicionais do programa olímpico – presente nas competições desde Atenas 1896 – tem representantes brasileiros desde as Olimpíadas de Berlim 1936, sem, no entanto, conquistar nenhuma medalha. O melhor resultado alcançado foi na Rio 2016, com as quartas de final disputadas por Nathalie Moellhausen e Guilherme Toldo.

Agora, os mesmos atletas com o melhor desempenho olímpico nacional procuram fazer história no esporte em Tóquio. Guilherme Toldo, de 28 anos, é atleta do Grêmio Náutico União, e garantiu sua vaga no Catar, na categoria florete masculino. Já Nathalie, de 35 anos, representa o Esporte Clube Pinheiros na categoria espada, categoria que promete ser uma das mais acirradas dos Jogos.

“A esgrima estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio pelas qualificadas mãos dos esgrimistas Nathalie Moellhausen, atual campeã mundial da modalidade espada e Guilherme Toldo, TOP 20 do florete mundial. Ambos os atletas são muito experientes e encontram-se em suas melhores fases. Portanto, não será surpresa um resultado olímpico expressivo de qualquer um deles, com o que o Brasil estará na torcida em breve”, comentou o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Ricardo Machado.

As convocações são mais um exemplo do comprometimento e trabalho árduo realizado pelos Clubes com o objetivo de formar atletas de alto nível, com chances reais de medalhas para o País, como destacou o presidente. “A esgrima mundial tem por tradição ser praticada em clubes e essa é também a trajetória de nossos atletas olímpicos. Nathalie desenvolveu-se como atleta em clubes da Europa, e após sua vinda para o Brasil em 2014, vinculou-se ao Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Já Guilherme foi forjado desde criança no Grêmio Náutico União de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e há sete anos treina no seu clube Italiano, na cidade de Frascati, mas quando vem ao Brasil, retorna ao seu clube gaúcho de origem para treinar”, contou Machado.

Tanto o Esporte Clube Pinheiros quanto o Grêmio Náutico União são filiados plenos ao CBC, e se beneficiam do Programa de Formação de Atletas em seus três eixos: Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), Recursos Humanos (RH) e Competições (CBI), incentivos que ajudaram a garantir a formação plena dos atletas que hoje se destacam no esporte.

As convocações da Esgrima nas Olimpíadas de Tóquio, assim como das demais modalidades, serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.