José Roberto Guimarães é presença confirmada no VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

4, Outubro 2022
José Roberto Guimarães é presença confirmada no VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

O VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva receberá a palestra de José Roberto Guimarães, grande ídolo do Voleibol brasileiro que irá compartilhar toda sua experiência de sucesso no esporte. Zé Roberto irá explorar temas ligados à gestão esportiva e planejamento estratégico voltados ao seu "case" no Voleibol.

Nascido no estado de São Paulo, começou sua carreira no mundo do Voleibol nos anos 70, atuando como jogador. Além de defender vários times brasileiros, também atuou no Voleibol Italiano. Jogou na Seleção Brasileira de Voleibol Masculino em Montreal, em 1976. Em 1988, trabalhou como assistente técnico de Bebeto de Freitas e nos anos 90 começou a treinar equipes nacionais femininas e masculinas.

Já no comando da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, conquistou os resultados mais expressivos, como a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona em 1992, dentre outros títulos, como o da Liga Mundial, Sul-americano e Copa do Mundo de Voleibol. José Roberto permaneceu na Seleção Masculina até os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

No ano de 2003, ele assumiu a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, e conquistou inúmeros títulos como Grand Prix, Sul-americano, Montreux Volley Masters e Copa dos Campeões. Em 2008, conquistou o heptacampeonato do Grand Prix e a primeira medalha de ouro olímpica do Voleibol Feminino brasileiro.

Com toda esta trajetória, José Roberto é o único campeão olímpico brasileiro, com equipes masculinas e femininas. E trará toda essa brilhante bagagem no esporte, para o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, com a palestra “Gestão Esportiva e Planejamento Estratégico - Case Voleibol”, realizada no segundo dia do evento, em 01 de novembro.

O VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, acontecerá de 31 de outubro a 02 de novembro, e faz parte da 2ª Semana Nacional dos Clubes, realizada por meio da parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e a Confederação Nacional dos Clubes-Fenaclubes.

Mais informações sobre o evento e sua programação podem ser consultadas através do site do CBC.