Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Notícias

Página Inicial - Comunicação - Informações - Notícias

Voltar

28/02/2018Plataforma on-line estimula ambiente íntegro entre empresas e entidades esportivas

Nesta terça-feira (27), foi lançado em São Paulo, o Rating Integra (www.ratingintegra.org.br), iniciativa desenvolvida por entidades esportivas, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil com o objetivo de reconhecer boas práticas e impulsionar mudanças na relação entre patrocinadores e entidades esportivas. Trata-se de um sistema de avaliação que dará um passo importante para a modernização e futuro do esporte no País. O Comitê Gestor do Rating Integra é composto por: Atletas pelo Brasil, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro, Instituto Ethos, Pacto pelo Esporte e três membros independentes especialistas nas áreas jurídica, de governança e de compliance.

Disponível para qualquer entidade esportiva de administração e prática, o Rating Integra dará mais visibilidade e auxiliará a melhoria contínua das entidades esportivas, considerando parâmetros claros e adaptados ao setor esportivo, servindo, por exemplo, como um guia para o planejamento das entidades.

Para as empresas, a iniciativa oferece uma régua única para avaliação do nível de maturidade das entidades esportivas, aumentando a segurança dos investimentos, com uma forma objetiva e alinhada com as melhores práticas de governança corporativa para avaliar as entidades.

"Estamos falando de um importante passo para a gestão transparente no esporte. O Rating Integra é um avaliador para quem possui boas práticas e pretende auxiliar a todos no aprimoramento de suas atividades. Portanto, não tem caráter punitivo, é uma iniciativa benéfica para todo o setor esportivo. Como o próprio nome diz, veio para integrar o setor", destaca Lars Grael, diretor da Atletas pelo Brasil.

O processo do Rating Integra consiste em uma primeira fase de auto avaliação das entidades esportivas, que responderão um questionário composto por três dimensões: Governança e gestão, Controles internos, riscos e conformidade, e Transparência. As dimensões são organizadas em 5 temas, que se desdobram em 20 indicadores. Cada indicador é um conjunto de questões, apresentadas em estágios de evolução, o que possibilita a definição do nível de maturidade nos quesitos avaliados. Os estágios pressupõe a evolução em cinco níveis: conformidade, iniciativas pontuais, políticas internas, aprendizagem contínua/ aperfeiçoamento e liderança e influência. São ao todo 420 perguntas, entre questões "sim" ou "não" (414) e descritivas (6).

Em seguida, haverá uma análise de um verificador independente credenciado pelo Comitê Gestor do Rating Integra. Após isso, o nome das entidades participantes é divulgado, considerando apenas aquelas que alcançarem um desempenho mínimo. "Com esses dados em mãos, as entidades esportivas poderão iniciar um processo de melhoria contínua, inclusive aquelas que não tiverem desempenho satisfatório. Assim, será possível obter mais apoio de patrocinador para mudanças", finaliza Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Sobre o Comitê Gestor do Rating Integra

O Comitê Gestor do Rating Integra é composto por: Atletas pelo Brasil, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos, Pacto pelo Esporte e membros independentes: Alessandra Gonsalez (especialista em políticas anticorrupção), Giselia Silva (especialista em governança corporativa e compliance) e Thomas Brull (conselheiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Cada membro tem seu papel para o melhor funcionamento da iniciativa dentro de sua área de atuação. Cabe a todos, de forma conjunta, as principais decisões sobre o andamento do Rating Integra, como ajustes na plataforma, divulgação e avaliação de recursos das entidades após aplicação.

Clubes, temos um recado para vocês!

As entidades de práticas esportivas (clubes) terão o questionário adaptado à sua realidade, e poderão participar da consulta pública para contribuir com a construção do questionário.

Mais orientações serão enviadas aos clubes integrados ao CBC, diretamente à presidência, para que analisem o questionário e façam suas críticas e sugestões de modo a adequá-lo à realidade do segmento.

O Rating adaptado para os clubes será lançado do Congresso Brasileiro de Clubes em 30 de abril de 2018.

Cobertura do evento

Veja o que saiu no Jornal Nacional: LINK https://globoplay.globo.com/v/6537841/

Link PDF (saiba mais sobre o documento): http://docs.wixstatic.com/ugd/ae491d_8b02acf9fba24400b9a7c630888ff8f6.pdf

Link Flickr (fotos do evento): https://www.flickr.com/photos/cbclubes/albums/72157664193901837

Link Vídeo Edson: https://www.facebook.com/cbclubes/videos/155784015085255/

Link Vídeo Lars: https://www.facebook.com/cbclubes/videos/155778588419131/



CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600