Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
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O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
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27/06/2017CBC e os clubes fazem parte do Pacto Pelo Esporte

O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC esteve presente no evento de assinatura do Rating das Entidades Esportivas promovido pelo Pacto pelo Esporte. A cerimônia ocorreu hoje, no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo/SP. Além do CBC, estavam presentes representantes do Comitê Olímpico do Brasil - COB, Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, empresas e apoiadores do Pacto pelo Esporte e instituições como Instituto Ethos e Atletas pelo Brasil.

Entre as empresas signatárias do Pacto pelo Esporte, estão Aché, Banco do Brasil, Bradesco, Centauro, Construtora Passarelli, Correios, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, Mastercard, Siemens, SKY, Somos Educação e VIVO para o encontro.

O foco é apresentar o instrumento desenvolvido para medir o grau de adaptação de uma determinada entidade esportiva às práticas esperadas por seus patrocinadores, atletas e a sociedade brasileira como um todo. Como informado anteriormente, o CBC integra o Comitê Gestor que, entre suas atribuições, deve: criar as diretrizes e premissas para construção da metodologia e avaliação do Rating; garantir a consistência da metodologia; mobilizar entidades esportivas a aplicarem o instrumento; orientar o equacionamento de eventuais questões ou dilemas que surjam ao longo do processo, atuando, inclusive, como instância recursal dos resultados da matriz; e acompanhar o desenvolvimento das demais ações do Comitê Técnico do Rating.

"Estamos certos de que um instrumento como este será de vital importância para reunir um dos principais agentes do segmento ao redor de uma causa que só trará ainda mais transparência para todos do esporte", afirmou o superintendente executivo do CBC, Edson Garcia. O representante do CBC destacou que a entidade vai propor uma matriz de governança desenvolvida especificamente para os clubes (EPD), possibilitando a melhoria de suas práticas e normas. "A partir da proposta desta matriz, estaremos junto aos clubes realizando um plano piloto para avaliar as características do segmento clubístico quanto à adoção de medidas de governança, integridade e transparência", esclareceu.

Para ter uma classificação oficial no Rating, a próxima etapa do processo será a realização de auditoria externa independente, o que garantirá a credibilidade da ferramenta e a segurança das empresas patrocinadoras ao utilizar o Rating para seus processos de patrocínio. Será realizada a divulgação do desempenho das entidades esportivas no fim do processo.

O Pacto pelo Esporte é um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre patrocinadores e entidades esportivas (confederações, federações e clubes). O objetivo é fornecer ferramentas de autorregulamentação que definam boas práticas em gestão, governança e transparência, para a efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades.



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